Vestibular da UEL 2022: conteúdos de Filosofia e Sociologia para estudar na reta final
Estudar Filosofia e Sociologia para o vestibular 2022 da UEL vai te ajudar a ter um bom desempenho na prova de conhecimentos gerais e também criar repertório para a redação. E se você quer passar em medicina e outros cursos concorridos, já sabe: cada questão certa é importante e a redação pode ser um diferencial importante para garantir sua aprovação.
Neste ano, a prova da Universidade Estadual de Londrina será realizada em apenas um dia, em 6 de março, com 36 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação, que serã decisiva: afinal, só serão corrigidas as redações dos candidatos que acertarem pelo menos 26% da prova de conhecimentos e não tirarem zero em qualquer um dos segmentos (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira). Quem não atingir essas exigências será eliminado!
LEIA MAIS
Conteúdos de Biologia que podem cair no vestibular da UEL
Para apoiar seus estudos na reta final do vestibular da UEL, pedimos para os professores do curso pré-vestibular Prime para destacarem conteúdos de sociologia e filosofia que podem ser cobrados na prova. Acompanhe!
Conteúdos de sociologia para você estudar no vestibular da UEL
1. Sociologia clássica
- Marx - luta de classes, infra e superestrutura, mais valia, alienação no trabalho e fetichismo da mercadoria
- Durkheim - Fatos sociais, solidariedade e suicídio.
- Weber - ação social, dominação e ética protestante e o espírito do capitalismo
2. Contemporâneos
- Bauman
- Bourdieu
- Giddens
- Castells
- Foucault
- Marshall
- Elias
3. Sociologia Brasileira
- Geração de 30
- Florestan Fernandes
- Darcy Ribeiro
- Raimundo Faoro
4. Movimentos sociais
- Movimentos clássicos
- Novos movimentos
Sociologia: o que diz o Manual do Candidato da UEL
A disciplina de Sociologia pretende avaliar a capacidade do candidato de compreender e analisar os fenômenos sociais, a partir das teorias sociais, políticas e antropológicas clássicas e contemporâneas, demonstrando que é capaz de apreender a relação homem-natureza e suas implicações nas constituições das diferentes sociedades, bem como a relação indivíduo-sociedade, a partir das instituições sociais.
O candidato deverá demonstrar compreensão teórica da estrutura social, das desigualdades sociais, dos processos de mudanças sociais, da dinâmica política do Estado, da diversidade cultural, da indústria cultural e da ideologia, pois são temas/ conceitos essenciais para a inserção do aluno, de forma autônoma, crítica e participativa nos processos atuais de mundialização, de intenso desenvolvimento tecnológico, de mudanças na produção (material e simbólica) e de aprofundamento das formas de exclusão social. As diferentes formas de desigualdades sociais são evidenciadas nas configurações de relações internacionais complexas, em que o Brasil se insere de modos que lhes impõem especificidades a serem analisadas e interpretadas.
Conteúdos de Filosofia para estudar no vestibular da UEL
- Platão
- Aristóteles
- Kant (Ética e Epistemologia)
- Escola de Frankfurt
- Contratualistas
Filosofia: o que diz o Manual do Candidato da UEL
As questões de filosofia no vestibular 2022 da UEL vão cobrar conteúdos que fazem referência à História da Filosofia e às suas principais temáticas: Mito-Filosofia, Lógica-Epistemologia, Metafísica, Ética, Política e Estética. É esperado que o candidato tenha uma competência discursivo-filosófica e que, por meio da leitura, da argumentação e da escrita, construa e exercite a capacidade de problematização, apropriando-se reflexivamente do conteúdo de textos filosóficos e textos de outras estruturas.
É necessário que o candidato saiba:
- Ler textos filosóficos de modo significativo, a partir do desenvolvimento da capacidade de: análise, interpretação e reconstrução racional do texto e de sua crítica;
- Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;
- Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo;
- Debater, tomando posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes;
- Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais;
- Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico, o entorno sociopolítico, histórico e cultural, o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
Acesse o conteúdo completo do Manual do Candidato do Vestibular da UEL 2022 aqui.