Vestibular com exame oral já é realidade no Brasil
Os vestibulares estão mudando e o jeito que você aprende também precisa mudar! Algumas universidades de elite no Brasil, como FGV e Insper, já exigem a realização de provas orais no processo seletivo. O objetivo é verificar as habilidades de comunicação e pensamento crítico dos candidatos, um atributo cada vez mais valorizado no mundo atual.
Pensando na importância de desenvolver comunicação e pensamento crítico nos adolescentes, o Colégio Prime, nova escola de ensino médio de Londrina, terá foco especial na aprendizagem das linguagens. Os alunos vão desenvolver habilidades de escrita, leitura, argumentação e defesa das próprias ideias. Dessa forma, além de estarem mais preparados para as provas que exigem expressão oral, também aprendem uma habilidade básica para a vida em sociedade.
Conheça os vestibulares que exigem prova oral
FGV
Na fundação Getúlio Vargas, a prova oral é aplicada para quem pretende entrar nos cursos
de graduação em Brasília ou graduação em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito em São Paulo. O processo seletivo é composto por duas fases, sendo a 1ª Fase com dois módulos (objetivo e discursivo) e a 2ª Fase por um Exame Oral. Saiba mais no link.
Insper
As turmas de graduação em Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia e Engenharias (de Computação, Mecânica e Mecatrônica) são abertas a cada início de semestre e o processo seletivo é composto de duas fases:
- A 1ª fase é composta por: provas de Linguagens e Matemática, Ciências Humanas (administração, direito e economia) ou Ciência da Natureza (engenharias e ciência da computação) e Redação. Os candidatos também podem participar do vestibular ou da seleção via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), SAT (Suite of Assessments) ou IB (International Baccalaureate).
- A 2ª fase é composta por três etapas:
- Desafio de Design: Atividade não avaliativa que tem por objetivo proporcionar ao candidato interação com os alunos do Insper;
- Dinâmica em Grupo: Debates em grupos de até 6 candidatos para a avaliação de Comunicação Assertiva, Pensamento Crítico e Interação com pessoas, sobre temas de conhecimentos gerais;
- Arguição Oral: Avaliação do Aprender a Aprender baseada no levantamento de questões do candidato sobre temas de conhecimentos gerais.
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Nesta faculdade, para graduação em Medicina, o processo é composto por duas fases de avaliação:
- 1ª fase: acesso via vestibular - prova com 1 redação, 50 questões de múltipla escolha e 5 questões analítico dissertativas, ou acesso internacional via IB/ ABITUR.
- 2ª fase: Múltiplas Minientrevistas (MME), que consistem numa série de 8 estações de avaliação estruturadas e com tempo controlado, baseadas em “cenários” que darão aos candidatos diferentes oportunidades de expor suas impressões e habilidades. As competências avaliadas podem incluir: comunicação efetiva, empatia, pensamento crítico, trabalho em equipe, liderança, ética, compaixão e motivação.