Unesco recomenda cuidado com uso de celulares na escola
Relatório divulgado pela Unesco comprova uma informação que muitos pais e professores já desconfiavam: o uso excessivo de tecnologias como celulares, smartphones e tablets por crianças e adolescentes pode ser prejudicial à aprendizagem. Não à toa, países como Finlândia, Holanda, Portugal,Espanha, Suíça, Estados Unidos, Canadá e França, entre outros, baniram o uso de celulares em sala de aula ou possuem políticas de controle.
No Colégio Prime, a nova escola de ensino médio de Londrina, a gente sabe que o papel da tecnologia na educação não pode ser subestimado. É preciso, porém, analisar os impactos positivos da presença dessas ferramentas antes de liberar o uso sem controle. “Devemos focar nos resultados da aprendizagem e não nos recursos digitais", reforça o relatório da Unesco.
Celular é motivo de distração
Dados de avaliações internacionais em larga escala sugerem uma correlação negativa entre o uso excessivo das tecnologias de informação e comunicação e o desempenho acadêmico. Em 14 países, foi comprovado que a simples proximidade de um aparelho celular era capaz de distrair os estudantes e provocar um impacto negativo na aprendizagem.
É fato que a tecnologia pode tornar a educação mais acessível, por exemplo, para estudantes com deficiência ou populações com difícil acesso. Por outro lado, essas ferramentas têm efeitos positivos baixos a moderados em alguns tipos de aprendizagem.
Uma recente avaliação de 23 aplicativos de matemática voltados para o ensino primário mostra que muitos deles estão focados predominantemente em estratégias de memorização e prática, em detrimento do desenvolvimento de habilidades avançadas.
Por isso, uma das premissas do Colégio Prime é o desenvolvimento de competências básicas como uso da linguagem e raciocínio lógico. “Essas competências desempenham um papel essencial no desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo atual”, destaca Cássia Gimenes Barcaro, da equipe pedagógica do Colégio Prime.
Exposição de dados e disseminação de ódio
Outra preocupação do estudo da Unesco é que o acesso ilimitado às tecnologias predispõe os jovens estudantes a serem vítimas de invasão de privacidade e disseminação do ódio. Além disso, a organização alerta para as falsas promessas sobre o uso seguro das tecnologias e proteção dos dados dos estudantes.
De acordo com o relatório, os professores muitas vezes se sentem despreparados e pouco seguros para dar aulas usando tecnologia. Somente a metade dos países pesquisados têm padrões de desenvolvimento de habilidades em tecnologia de informação para professores. Embora 5% dos ataques de ransomware tenham a educação como alvo, poucos programas de capacitação de professores incluem segurança digital.
A Unesco, ao orientar escolas a estabelecerem diretrizes para o uso de dispositivos móveis, ressalta que o uso da tecnologia como parceira na superação dos desafios educacionais é uma tarefa complexa, uma vez que os resultados obtidos em um contexto podem não ser facilmente reproduzidos em outros.
"Há uma variedade de opiniões sobre o quanto as tecnologias digitais podem melhorar a qualidade da educação. Alguns argumentam que, em princípio, a tecnologia digital cria ambientes de aprendizagem envolventes, anima as experiências dos estudantes, simula situações, facilita a colaboração e amplia conexões. Mas outros dizem que a tecnologia digital tende a favorecer uma abordagem individualizada à educação, reduzindo as oportunidades dos estudantes de socializar e aprender ao observar uns aos outros em cenários da vida real. Ademais, ao mesmo tempo em que a tecnologia leva à superação de alguns problemas, ela traz os seus próprios", defende a Unesco no relatório.
Conheça o Colégio Prime
Com uma equipe dedicada de educadores experientes e apaixonados, o Colégio Prime vai oferecer um ambiente de aprendizagem inspirador, que estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.
No Prime, acreditamos que cada aluno é único, com talentos e habilidades distintas. Por isso, nossa abordagem pedagógica é individualizada, adaptando-se às necessidades e aos interesses de cada estudante. Valorizamos a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem, incentivando o diálogo, a colaboração e o engajamento em projetos práticos. Visite o site do Colégio Prime e reserve sua vaga para 2024.