Segunda fase do vestibular da UEL: dicas para gabaritar as provas

Se você passou para a segunda fase do vestibular 2023 da UEL, parabéns! Essa é uma grande conquista e agora é hora de se preparar para a próxima etapa, que exigirá respostas eficientes às questões discursivas e uma excelente prova de linguagens e redação.

Se você está fazendo vestibular para medicina, é importante lembrar que vai responder às questões discursivas das disciplinas de Biologia, Química e Sociologia. Nossa orientadora de estudos, Silvia Miccoli, sugere que agora é hora de revisar e praticar o modelo de respostas desejadas pela prova, em vez de tentar aprender muitos conteúdos novos.

A segunda fase do vestibular 2023 da UEL será realizada nos dias 2, 3 e 4 de abril. No dia 2, serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 3, haverá prova discursiva de Conhecimentos Específicos. E no dia 4, haverá a Prova de Habilidades Específicas para os candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

5 dicas para fazer uma boa prova na segunda fase da UEL 

Para ajudá-lo a fazer uma boa prova na segunda fase da UEL, nossa orientadora de estudos, Silvia Miccoli, preparou algumas dicas. Confira:

1- Revise os conteúdos das disciplinas cobradas na sua prova de conhecimentos específicos, dando ênfase aos assuntos em que não está muito confortável. Ainda dá tempo de revisar temas sobre os quais você tem médio entendimento, para garantir mais eficiência na prova.

2 - Além de se preparar para as respostas discursivas, lembre-se que você fará uma prova de língua portuguesa, literatura, redação e língua estrangeira: 

  • Se ainda tem dificuldades em gramática, é hora de revisar fazendo muitos exercícios.
  • Em relação à literatura, é básico conhecer o enredo e as informações principais sobre as obras literárias, de preferência em acordo com o roteiro de estudos orientado pelo seu professor. 
  • Para passar em medicina, é esperado que o candidato acerte de 95% a 100% da prova de língua estrangeira.
  • Redação pode ser um grande facilitador ou dificultador da sua aprovação, por isso, é hora de focar na correção dos textos, reescrevendo os mesmos com base nas dicas de seu professor para ter identificar as principais falhas.

3 - Há poucas semanas da segunda fase, não dá mais tempo de começar a aprender novos conteúdos “do zero”. Quem trabalhou com rotina, disciplina e responsabilidade já fez o que precisava ser feito e precisa manter-se em paz.  Correr atrás de conteúdos não aprendidos pode gerar problemas emocionais, algo que não desejamos para este momento!

 4 - Escolha um dia da semana para fazer uma prova antiga da UEL (anterior à pandemia) e observe se surgem dificuldades que ainda pode resolver e deslizes que possam ser revisados. A ideia é fazer a prova, corrigi-la e revisar as questões em que teve dificuldades ao longo dos dias que antecedem a prova. 

 5 - Ansiedade: não tem como evitar. Alguns vestibulandos sentem uma euforia inexplicável e outros sentem muito desânimo. A sugestão é que, ao longo das últimas semanas, apesar do tempo dedicado aos estudos, o candidato encontre momento para fazer coisas que dão prazer: caminhar no lago, exercitar técnicas de respiração, visualização e mentalização por alguns minutos diários, ouvir música e outras distrações simples para se desligar do estudo.

Se ainda não foi desta vez que você passou para a segunda fase da UEL, não perca a chance de se inscrever no curso pré-vestibular do Prime com início em abril. As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas! Mais informações pelo nosso whatsapp!