Reta final para vestibular exige calma e planejamento
A proximidade do vestibular gera um clima de ansiedade em quem está buscando uma vaga na universidade. Na reta final para a conquista da tão sonhada aprovação, manter a calma e o autocontrole para enfrentar as provas é fundamental. O curso Prime, em Londrina, é focado em vestibulares de alto desempenho e oferece aos alunos o acompanhamento da coach pedagógica Marcia Chiréia. Ela orienta os vestibulandos a se organizarem para vencer a disputa com milhares de outros estudantes, mas também o maior desafio de todos: superar os próprios medos, inseguranças e fragilidades.
“O coach vai conduzir o aluno a tomar decisões em busca das melhores soluções, além de orienta-lo no planejamento dos estudos, da rotina e estimula-lo a sair da zona de conforto”, diz, lembrando que, para alcançar a tão sonhada vaga, o suporte emocional é fundamental.
“Quando trabalhamos o emocional, percebemos que as dificuldades podem envolver conflitos pessoais, imaturidade, falta de autocontrole ou mesmo não saber estudar. Tudo isso é trabalhado na orientação”, esclarece.
Um dos principais pontos do acompanhamento é ajudar os alunos a manterem o foco, o que implica em autoconhecimento para agir com responsabilidade. Colocar isso em prática exige planejamento. “O aluno tem que sair da zona de conforto e responsabilizar-se pelo alcance das metas”, avalia. Motivação e o desenvolvimento de técnicas de estudo fazem parte dessa etapa.
Acompanhar o próprio progresso, avaliando onde chegou e reconhecendo os pontos em que precisa progredir são outras recomendações para exercer uma rotina de estudos eficiente. “Vestibulando precisa de disciplina”, avisa. A coach reforça que, na reta final, é importante organizar os estudos de modo a priorizar os conteúdos que precisam de mais dedicação.
A dica é observar os resultados dos simulados, analisar os pontos fortes, amenizar os estudos nestes temas sem abandona-los, mas dar atenção aos pontos fracos. Os simulados, neste contexto, não devem ser feitos por obrigação, mas como parte do processo para alcançar o sucesso. “O aluno entende na sala de aula, aprende fazendo exercícios e realmente sabe quando aplica o que aprendeu”, resume.