No lançamento do Colégio Prime, Mario Sergio Cortella fala sobre educação para o futuro

Numa cerimônia descontraída no auditório do Aurora Shopping Londrina, com a célebre participação do filósofo londrinense Mario Sergio Cortella, foi lançado em Londrina o Colégio Prime. Antecipando a proposta pedagógica da nova escola de ensino médio da cidade, Cortella fez uma palestra inspiradora sobre a importância de uma educação escolar focada no que o jovem de hoje deseja para si e para o mundo.

“Para a gente formar uma geração forte nós precisamos, primeiro, de um conteúdo relevante. E esse conteúdo é aquele de base técnico-científica trabalhado dentro da escola, considerando o que é contemporâneo e precisa estar em um currículo”, diz o filósofo, que é nascido em Londrina.

Mas ele lembrou que não só o conteúdo tem importância. “A escola deve, também, valorizar a formação da atitude, a formação de valores, a capacidade de proatividade, de empreendedorismo, a influência forte daquilo que é a força da convivência. E a capacidade de ter um projeto, ou seja, saber o que deseja e qual o passo seguinte que quer dar”, destaca Cortella.

VEJA MAIS

 Acompanhe o evento de lançamento do Colégio Prime no programa Gente com Nassif 

Colégio Prime: metodologia inovadora

O Colégio Prime chega a Londrina com a missão de transformar conhecimento em competências que permitam aos adolescentes assumir o protagonismo do próprio futuro. A nova escola amplia o legado do Curso Pré-Vestibular Prime - primeiro de Londrina especializado em vestibulares de medicina -  com uma metodologia baseada em ambiente de aprendizagem inspirador, que estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. 

Pronto para receber novos alunos já em 2024, o Prime reúne uma equipe ímpar de profissionais para auxiliar os jovens a transformar conhecimento em competências para seu protagonismo futuro. O time de sócios avaliza a proposta inovadora com anos de experiência em educação. São eles: Márcia Chiréia, Márcio Barbieri, Rogério Mendonça, Gabriel Rossi e os irmãos e mantenedores Fernanda, Juliana e Felipe Hatti.

Cortella: importância de projetos para os adolescentes

A palestra de Mario Sérgio Cortella trouxe muitas reflexões aos pais e educadores presentes. Ele destacou, por exemplo, que a formação de uma geração forte implica na recusa de usar mecanismos que a enfraquecem. “E o que enfraquece é a falta de projeto, a ausência de disciplina, o distanciamento e o desconhecimento do que é que ela tem como seu universo vivencial.”

“Dá muito trabalho fazer uma escola assim. Para ter uma formação mais relevante, mais sólida, é necessário que se construa uma série de passos, e esses passos, antes de mais nada, têm que entender que o amor incondicional é uma forma de leviandade, assim como a docência com um afeto incondicional o é.”

“E, é claro, com uma carga muito grande daquilo que é a alegria. Seriedade não é sinônimo de tristeza, uma escola séria não é uma escola triste”, ensinou o filósofo, que também é escritor e educador e foi escolhido especialmente pelos organizadores do evento justamente por ser pé-vermelho.

“A escolha pela palestra do Cortella é, primeiramente, por identificação. Eu acho que o fato de o Cortella ser um londrinense e a gente prezar por uma escola que vai dar esse acolhimento que se perdeu na educação em Londrina, com a vinda de grandes grupos, que põem os alunos todos numa mesma prateleira. Então, para um evento grandioso como o lançamento do Colégio Prime, a gente precisa de um nome da mesma altura e, sem dúvida, Mario Sergio Cortella é uma pessoa extraordinária, que só veio a somar nesse lançamento”, destacou um dos mantenedores do Colégio Prime, Felipe Hatti.

Já é possível reservar sua vaga no Colégio Prime

Pronto para receber novos alunos já em 2024, o Colégio Prime já está com a reserva de vagas aberta para as famílias que buscam uma escola de ensino médio conectada com o século 21, capaz de envolver os alunos em um ambiente interdisciplinar em sintonia com as necessidades e interesses dos jovens, mas sem abrir mão do desenvolvimento de competências básicas, como uso da linguagem e raciocínio lógico.

A decisão de finalmente oferecer a Londrina a escola de ensino médio completa e definitiva  foi pautada pela experiência com o Curso Pré-Vestibular Prime, o primeiro cursinho focado em preparar alunos para vestibulares de medicina da cidade. 

“Somos uma equipe de sócios formada por profissionais com diferentes características e personalidades. Contudo, todos nós temos em comum uma realidade: vivenciamos o cotidiano da educação. Não somos empresários, não estamos dispostos a lucrar e a ver símbolos. Estamos querendo formar gente. Todos nós temos em comum a vivência no ambiente escolar, respiramos a realidade da sala de aula, sabemos como é o nosso aluno, o nosso aluno daqui. Sabemos o quão difícil é ensinar e o quão difícil e desafiador, também, é aprender. Somos educadores da nossa cidade e, por isso, queremos oferecer uma escola para gente daqui”, definiu a professora Márcia Chiréia, uma das sócias.

Ela explicou que metodologia do Colégio Prime envolve conversar com cada aluno individualmente: “Nós ensinamos em aula como se estuda, como se organiza, ensinamos estratégias de estudo, ensinamos como planejar a rotina e adequamos o planejamento para cada um deles, porque eles não são todos iguais, cada um tem o seu ritmo. Inclusive, interagimos com as famílias.”

“Por isso optamos por um colégio que terá em cada sala de primeira e segunda séries, no máximo, 35 alunos, e na terceira série, para preparação específica para vestibulares e Enem, teremos no máximo 60”, citou Márcia.

De acordo com ela, cada sala terá um orientador de estudos. “Um tutor que, com horário marcado, atenderá aos alunos individualmente. Esse profissional foi escolhido a dedo e será das áreas de língua portuguesa ou da filosofia e fará a conexão entre as disciplinas do projeto estratégico de ensino e aprendizagem, para que as disciplinas sejam abordadas na produção de textos orais e escritos. Vamos garantir que a base seja feita porque queremos uma escola que seja escola”, concluiu a professora.

Ensino médio para quem é único 

“Acreditamos que cada aluno é único, com talentos e habilidades distintas. No Colégio Prime, vamos valorizar ainda mais essa premissa por meio de uma abordagem pedagógica individualizada que se adapta às necessidades e aos interesses de cada estudante. Nosso compromisso é ensinar de verdade para que os estudantes sejam capazes de estudar com eficiência, sem abrir mão do diálogo, a colaboração e o engajamento em projetos práticos”, afirma Felipe Hatti, um dos mantenedores do Colégio junto com as mantenedoras Juliana e Fernanda Hatti.  

Em um mundo em constante transformação, a escolha da escola ideal deve considerar que os estudantes precisam estar preparados para fazer boas escolhas e alcançar seus objetivos. “No Colégio Prime, acreditamos no poder da educação como transformação e convidamos você a fazer parte dessa jornada rumo ao sucesso e à realização plena.”

 

Se você gostou da proposta do Colégio Prime, a nova escola de ensino médio de Londrina, entre em contato pelo whatsapp! Nossa equipe está disponível para solucionar dúvidas e reservar sua vaga. Saiba mais no nosso site.