Estudantes respondem: o que esperar do ensino médio?
Aqui no Prime, estamos convictos de que uma escola de excelência vai além da mera transmissão de conteúdos. Nossa visão é que a educação deve capacitar os estudantes a compreenderem o propósito do aprendizado, tornando-os plenamente capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes.
Com base nessa convicção, apresentamos o Colégio Prime, a escola de ensino médio do Prime em Londrina, que começa a funcionar em 2023. Nossa proposta é criar um ambiente educacional interdisciplinar, no qual os saberes se complementam e se entrelaçam de forma harmoniosa. Para tanto, contamos com uma equipe de educadores altamente qualificados, preparados para envolver os alunos nesse processo dinâmico de aprendizagem.
Mas… será que os estudantes que já passaram pelo ensino médio e hoje cursam a faculdade dos sonhos concordam com nosso ponto de vista? Perguntamos a ex-alunos do Pré-Vestibular Prime sobre suas experiências de ensino médio e como seria a escola ideal.
Confira:
No ensino médio, tive muitas experiências significativas que moldaram quem sou hoje. Foi uma fase da minha vida que contribuiu para o meu crescimento pessoal, pois proporcionou aprendizados valiosos que ultrapassaram os limites acadêmicos.
Uma das coisas mais importantes que aprendi no ensino médio foi me comunicar melhor, de forma clara e eficiente, o que tem me ajudado bastante agora que estou cursando medicina na UFPR.
Outro ponto importante foi a ênfase dada à importância da ciência. No ensino médio, tive a oportunidade de realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e até mesmo publicar um artigo científico em uma revista. Foi uma base sólida que recebi no colégio, que me permitiu sobreviver dentro da universidade.
Além disso, participei de diversas feiras de ciências, inclusive algumas realizadas fora do Brasil. Essas experiências ampliaram meus horizontes, proporcionando um contato direto com outras culturas e conhecimentos. A possibilidade de expor projetos e interagir com estudantes de diferentes origens enriqueceu minha formação e me ajudou a desenvolver uma mentalidade global.
Apesar dos aspectos positivos, reconheço que houve algumas lacunas no ensino médio. Por exemplo, a preparação para o vestibular poderia ter sido mais direcionada. Embora tenha recebido um bom embasamento teórico, não fui devidamente orientada em relação à rotina das provas vestibulares. Um acompanhamento de estudos individualizado, um planejamento a longo prazo e uma análise mais aprofundada do meu desempenho seriam extremamente úteis nesse processo.
Acredito que a experiência no ensino médio deva ir além da preparação para cursos concorridos. É importante que os estudantes sejam encorajados a explorar outras áreas de conhecimento, aprimorar suas habilidades e descobrir seus talentos individuais. Escrever artigos científicos, realizar trabalhos práticos, melhorar a comunicação e desenvolver habilidades interpessoais são apenas alguns exemplos das experiências enriquecedoras que uma escola ideal poderia oferecer.
Uma escola ideal seria aquela que valorizasse o desenvolvimento integral dos alunos, incentivando-os a explorar diferentes áreas de conhecimento e aprimorar suas habilidades individuais.
Amanda Kakuno - estudante de medicina e ex-aluna do pré-vestibular Prime
No ensino médio, tive aulas abrangentes, abordando todos os conteúdos necessários, mas percebi uma lacuna na forma como fui preparada para o vestibular. Embora tenha estudado regularmente, não aprendi a estudar especificamente para os exames, o que exigia uma abordagem diferente, com dedicação diária e estratégias específicas. Sentia falta de ser desafiada por provas mais difíceis, que me obrigassem a realmente aprender os conteúdos em vez de apenas decorá-los.
Na minha opinião, o ensino médio não deve limitar o aluno a decorar fórmulas e conceitos, mas sim direcionar os estudos de forma que realmente compreendamos e saibamos aplicar o conhecimento adquirido. Além disso, acredito que seja importante começar a nos preparar para o vestibular, respeitando a maturidade dos estudantes mais jovens. Cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado e é essencial que a escola leve isso em consideração.
Uma escola ideal no ensino médio seria aquela que nos ensinasse não apenas a nos preparar para as provas, mas também a estudar de maneira eficaz e organizada, aprendendo estratégias de estudo, técnicas de organização e priorização do que é mais importante.
Uma escola ideal também deve respeitar os alunos em suas individualidades. Cada um tem suas próprias habilidades e interesses, e a escola deve ser capaz de reconhecê-los e apoiá-los. Acredito que seja importante ensinar a estudar com vontade e motivação, em vez de apenas por obrigação. O aprendizado não deve ser uma carga excessiva e estressante, mas sim algo que desperte nosso interesse e nos impulsione a buscar o conhecimento.
Laura Benossi - estudante de medicina e ex-aluna do pré-vestibular Prime
Minha experiência no ensino médio foi produtiva e repleta de aprendizado. Posso destacar alguns pontos positivos que contribuíram para o meu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Primeiramente, as olimpíadas acadêmicas foram uma grande fonte de motivação. Participar dessas competições, como a OBF, OBQ, OBB e OBA, desafiava-me a buscar mais conhecimento e me incentivava a aprofundar meus estudos em diferentes áreas.
Outro ponto positivo foi a utilização do sistema de tarefas do colégio, que auxiliava na realização e correção das atividades. Além disso, a plataforma virtual disponibilizava vídeo-aulas que facilitam a absorção do conteúdo. Essas ferramentas digitais contribuíram para uma maior organização dos estudos e ajudaram na preparação para o vestibular.
Destaco também a qualidade dos professores que tive durante o ensino médio. Muitos deles também lecionavam em cursinhos, o que proporciona uma dinâmica de aula diferenciada e uma didática direcionada para os vestibulares. A competência e o empenho desses professores foram essenciais para meu aprendizado e compreensão dos conteúdos.
O ambiente do meu ensino médio também foi favorável ao meu crescimento acadêmico. Havia um incentivo constante e um apoio mútuo entre os estudantes, sem uma competição excessiva e prejudicial. Isso criou um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento pessoal, estimulando-nos a alcançar nosso máximo potencial.
Uma escola de ensino médio ideal seria aquela que proporcionasse apoio e incentivo para o crescimento dos estudantes. Teria um ambiente saudável, sem uma competição excessiva e prejudicial, mas que ainda mantivesse a disciplina necessária para o aprendizado. Seria um lugar onde os alunos se sentissem acolhidos e estimulados a buscar seu potencial máximo, tanto no aspecto acadêmico quanto no desenvolvimento pessoal.
Elias Campos - estudante de medicina e ex-aluno do pré-vestibular Prime