Enem 2023: saiba 8 atualidades que podem cair no exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando, lembrando aos milhões de estudantes inscritos que está na hora de investir no repertório de atualidades. Afinal,saber mais sobre conhecimentos gerais vai te ajudar em todas as provas, com especial atenção a  Ciências Humanas e Redação. 

E lembre-se: se você busca aprovação em medicina e outros cursos de alto desempenho, a nota da redação pode ser o diferencial que vai garantir sua aprovação. 

LEIA MAIS

Dez dicas para uma boa redação no ENEM

É claro que o Curso Prime Londrina vai te ajudar com este desafio.  Fizemos a seleção de oito eventos marcantes do primeiro semestre de 2023, que agitaram os cenários nacionais e globais e podem aparecer no ENEM.

1-  A crise dos povos Yanomani no Brasil

Em janeiro de 2023 o Ministério da Saúde declarou estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional nas terras Yanomani localizadas no norte da Floresta Amazônica, nos estados de Roraima e do Amazonas. A medida foi motivada pelo encontro de  crianças e idosos em estado grave de desnutrição, muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRI) e outros problemas sanitários. 

Essa medida tem como objetivo dar assistência à saúde aos povos indígenas Yanomami. Uma das principais ações é organizar a logística de transporte de suprimentos e de pessoas entre as aldeias e as cidades, melhorando, por exemplo, pistas de pouso de aeronaves em localidades próximas às comunidades. Além disso, cestas básicas, medicamentos e outros insumos foram encaminhados para a região.

2 - São Gonçalo (RJ) é afetado por fortes chuvas

Em fevereiro, o Brasil todo se comoveu com as fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos na localidade de São Gonçalo, situada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Em um período de 24 horas, a quantidade de chuva registrada correspondeu ao volume esperado para a totalidade do mês de fevereiro. As precipitações, características da estação de verão, foram exacerbadas pelos efeitos das transformações climáticas, resultando em danos substanciais por todo o município. A tragédia culminou no desalojamento de inúmeras famílias, casos de pessoas desaparecidas e um triste balanço de vítimas mortais.

3 - Violência nas escolas

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por muitos casos de violência em escolas do Brasil. A crescente preocupação com a segurança nas instituições de ensino ganhou destaque, evidenciando um desafio crítico que as autoridades e a sociedade como um todo precisam enfrentar.

 Na cidade de São Paulo, um adolescente de apenas 13 anos matou uma professora e deixou quatro feridos na Escola Estadual Thomazia Montoro, localizada no bairro da Vila Sônia, na zona oeste da capital  A professora Elizabeth Tenreiro, 71 anos, perdeu a vida, Em uma emocionante homenagem, a estação Vila Sônia do metrô foi renomeada como Vila Sônia-Professora Elizabeth Tenreiro, como um tributo à educadora dedicada.

A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, também foi palco de uma tragédia. Uma creche foi alvo de um ataque, resultando na morte de quatro crianças e deixando outras cinco gravemente feridas. Na região de Londrina,  em Cambé, um ex-aluno de uma escola estadual protagonizou outro episódio de violência. Ele entrou sozinho na instituição de ensino e atirou em dois adolescentes, que perderam suas vidas em consequência do ataque.  

A gravidade da situação foi enfatizada por um relatório divulgado em julho pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os números  revelaram que um em cada três ataques violentos registrados em escolas brasileiras ocorreu ao longo do ano de 2023. Essa estatística preocupante representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, com sete casos já registrados em 2023, enquanto no período de 2002 a 2022 foram documentados pelo menos 16 ataques.

4 -  Relatório da ONU sobre o clima  

Em março de 2023, a ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um relatório que reuniu seis estudos abrangentes sobre o clima. O relatório destacou dados que revelam os impactos das mudanças climáticas. Algumas das conclusões dizem respeito ao aumento mais rápido da temperatura global desde 1970, em comparação com qualquer outro período de 50 anos nos últimos 2 mil anos. Além disso, as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera atingiram seu nível mais alto em 2 milhões de anos. O relatório também ressalta que os níveis atuais de financiamento destinados às questões climáticas são considerados insuficientes.

5 - Inteligência artificial e ChatGPT

A presença dos robôs no dia a dia é inquestionável e 2023 ficou marcado como o ano da popularização das inteligências artificiais. Elas se tornaram parte integrante do dia a dia online, abrangendo desde a produção de trabalhos prontos até a criação de imagens. O ChatGPT, neste contexto, se destaca como uma das mais usadas.  

Criticado por alguns e apreciado por outros, esse robô se estabeleceu como o serviço mais conhecido e acessível para os usuários. No entanto, a eficácia do ChatGPT tem gerado questionamentos, especialmente em relação à ocorrência de informações incorretas ou lacunas em suas respostas.

Para quem busca formas de utilizar o ChatGPT nos estudos, é possível, por exemplo,  obter explicações detalhadas sobre conceitos complexos em diversas áreas, desde matemática até ciências sociais. Além disso, o ChatGPT pode ser utilizado para gerar ideias para redações, discutir tópicos de debate, praticar línguas estrangeiras e até mesmo criar planos de estudo estruturados. No entanto, é fundamental manter uma postura crítica e sempre verificar a precisão das informações fornecidas pelo robô, buscando fontes confiáveis para validar o conhecimento adquirido.

6 -  Charles III é o novo rei do Reino Unido 

Após o falecimento de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, Charles III ascendeu ao trono e foi formalmente coroado como rei em uma cerimônia grandiosa realizada na Abadia de Westminster, no dia 6 de maio. O esplendor e a tradição que envolveram a coroação ressaltaram a continuidade da monarquia britânica e marcaram o início de um novo capítulo na história do país.

Um aspecto interessante desse acontecimento foi a coroação de sua esposa, Camilla, que foi oficialmente proclamada rainha. Essa decisão carrega significados simbólicos e protocolares que refletem a evolução da monarquia e a adaptação às transformações da sociedade moderna.  

7 - Racismo contra Vini Jr 

No dia 21 de maio de 2023, o jogador de futebol Vini Jr, que atua no Real Madrid, na Espanha, foi mais uma vez vitimado pelo racismo em uma partida disputada contra o time do Valencia pelo campeonato espanhol. Essa foi a 11º ocorrência de ofensas raciais contra ele desde que passou a atuar no Real Madrid em 2021. Após o acontecimento, o jogador afirmou: “O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão. Vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.. Nos últimos anos, foram vários os casos de racismo contra atletas brasileiros no futebol europeu, dentro e fora de campo, mas que não se limitam ao Velho Continente. Eles também avançaram no Brasil.

8 - IBGE divulga dados do Censo 2022

A população brasileira totaliza 203.602.512 habitantes, conforme os dados do Censo 2022 divulgados em junho de 2023. O número é menor do que anunciavam as projeções.  

 

A pesquisa é realizada a cada dez anos (na edição 2022 houve um atraso de dois anos por causa da pandemia) e  vai além da simples contagem dos habitantes, pois revela um cenário mais completo e integrado do território brasileiro e sua população. São os dados consolidados pelo Censo, por exemplo, que vão orientar a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.