Dicas de leitura com o professor Biti
Quem gosta de ler nunca está sozinho! O professor Biti, que dá aulas de literatura e história da arte no cursinho Prime, é um verdadeiro “encantador de novos leitores” que nunca perde a oportunidade de apresentar literatura de um jeito cativante aos alunos. No Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, Biti é o nosso convidado para contar sua história com os livros e porque vale a pena se tornar um dedicado leitor.
O que significa um livro?
“O livro é companhia e confiável companhia. Te dá status, respeitabilidade, confiança, autoestima, sedução...O conhecimento é um poderoso afrodisíaco... Um livro te abre portas, abre sorrisos, abre a mente, abre a possibilidade de entender melhor o mundo real que te cerca pelo maravilhoso mundo imaginário que você lê”, avisa.
Ele lembra que os livros tornam a vida mais suportável, nos tiram da mesmice e dão sentido ao cotidiano. Além disso, constroem fé, crenças, certezas e incertezas. “Por esses e outros motivos a leitura te dá o prazer de sentir-se mais humano. Ler é apaixonante demais e a gente deve se apaixonar sempre e, principalmente, pela gente mesmo”, aconselha.
Tipos de leitores
Para Biti, há três tipos de leitores: aqueles criados pelo meio, influenciados por pais, familiares, amigos ou pessoas que admira e que são leitores; os criados pela necessidade, que começam a ler porque querem passar em um concurso ou no vestibular; e aqueles que sentem um impulso pessoal, abrem um livro e não largam mais. “Eu me encaixo nesta última categoria”, conta.
Os romances policiais de Agatha Christie foram a porta de entrada do professor ao mundo da literatura. “Mas me encontrei no mito poético de Guimarães Rosa. Descobrir qual estilo te atrai é tempo e entrega, pois vai ter um estilo que é seu estilo”, recomenda.
Leitura e vestibular
Quando a leitura é uma necessidade, como no caso de vestibulandos, Biti lembra que ler o livro exigido na prova oferece mais conteúdo para criar as argumentações necessárias a uma boa resposta. “Boas respostas tornam você um aprovado”, lembra.
A leitura de um vestibulando tem de ser proveitosa, pois tem uma finalidade prática: dar os acertos para ser aprovado. “Por isso, o aluno deve sentir prazer ao ler, pois a leitura é o caminho da conquista de um sonho/objetivo”, pontua.
Felizes, porém, são os que têm prazer na leitura sem ter necessidade. Para o professor Biti, ler sem prazer é:
"Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho"
“Ou seja, vida sem alma e sem as armas certas”, encerra.
Ficou inspirado para iniciar um novo livro? Então veja a lista do Biti com cinco livros para se apaixonar por literatura:
1 - Dom Casmurro - Machado de Assis
2 - Grande sertão: veredas - Guimarães Rosa
3 - Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marques
4 - Em busca do tempo perdido - Marcel Proust
5- Os irmãos Karamazov - Dostoiéviski