Dez dicas para estudar nas férias
Janeiro é o mês das férias escolares. Como não há aulas presenciais nos cursinhos pré-vestibular, surge a dúvida: nas férias, devo estudar ou descansar?
A professora Marcia Chiréia, coordenadora de estudos do cursinho Prime, em Londrina, avisa que a função principal deste período do ano é descansar. Porém, os alunos que vão tentar cursos de alto desempenho no vestibular, como medicina, podem aproveitar o período para ganhar vantagem. “O importante é traçar metas reais e não ideais”, avisa a professora.
No Prime, os alunos aprendem conteúdos e também técnicas de estudo para enfrentar o caminho até a aprovação em vestibulares concorridos como medicina. Afinal, organização e planejamento são fundamentais para alcançar uma vaga nas principais universidades brasileiras.
Confira dez dicas da professora Marcia Chireia para estudar nas férias com foco no vestibular:
1 - Selecione três disciplinas cobradas nos vestibulares e no Enem: duas com muita dificuldade e uma que goste mais. Selecione quatro conteúdos de cada uma delas.
2 - Estude no máximo seis horas por dia. Afinal, o cérebro precisa de descanso.
3- Divida as horas de estudo em dois ou três blocos e programe a hora em que vai iniciar e terminar.
4 - Estude dois conteúdos por dia. Para quem quer ganhar tempo, vale estudar menos e aprender mais. Alunos Prime já sabem que estudar com qualidade é o que leva à aprovação.
5 - Alunos iniciantes devem focar no estudo de conteúdos de base nos quais têm mais dificuldades. Dica da Marcia: use livros didáticos como apoio.
6 - Alunos experientes, que já superaram as dificuldades de base, podem selecionar assuntos de mais recorrência nos vestibulares ou conteúdos mais difíceis.
7 - Não tenha pressa ou preguiça de ler.
8 - Assista vídeo aulas, elas são ótimos apoios aos estudos.
9 - Faça exercícios.
10 - Faça autoavaliação para orientar os próximos passos no caminho até a conquista de uma vaga no vestibular.