Cinco dicas para dormir melhor durante a quarentena
Quem é vestibulando e está tentando uma vaga nas melhores universidades de medicina do Brasil conhece a sensação de acordar no meio da noite e perder o sono pensando nos estudos do dia seguinte, nas obrigações e metas a serem cumpridas. Em tempos de quarentena por causa da Covid-19, a situação é ainda pior: com a mudança na rotina, é comum sentirmos dificuldade para dormir, o que acaba influenciando no rendimento do estudante.
A boa notícia é que existem estratégias para ajudar a dormir melhor. Convidamos a psicóloga Claudia Cantero, do Núcleo Evoluir, para compartilhar algumas dicas de higiene do sono que vão garantir uma melhor qualidade do descanso e, consequentemente, bons estudos!
1- Planeje o dia seguinte.
Quando estiver finalizando os estudos do dia, anote todas as atividades programadas para o dia seguinte: aulas, exercícios, matérias que demandam mais atenção… Quando acordar de madrugada e começar a pensar no precisa fazer vai se lembrar de que está tudo anotado na sua lista de obrigações. Dessa forma será mais fácil ficar relaxado para voltar a dormir.
2 - Prefira refeições leve no jantar.
Depois de planejar o dia seguinte, é hora de se alimentar. No jantar, prefira refeições leves, pois alimentos pesados e indigestos atrapalham o sono, assim como bebidas estimulantes como café ou chá preto. A dica é evitar estimulantes até mesmo no período da tarde, pois o consumo pode interferir na qualidade de seu sono.
3 - Tome um banho relaxante.
Após o jantar, reserve um tempo para tomar banho e relaxar. Você estudou bastante e merece um momento de relaxamento! Pode ser que durante o banho, surjam pensamentos sobre coisas que fez ou precisa fazer, mas quando vierem à tona, foque no momento presente: perceba a água caindo no corpo, o cheiro do xampu e do sabonete. Parece bobo, mas vai ajudar a viver o aqui e agora.
4 - Limite o uso de telas.
Evite séries, seriados ou filmes muito estimulantes, que vão deixá-lo muito desperto. Uma hora antes de dormir, não use mais o celular, nem mesmo para ver as redes sociais ou responder mensagens, pois isso atrapalha a criação de um ambiente favorável ao sono. Estudos demonstram que a luz branca proveniente dos eletrônicos interfere na qualidade do sono, por isso é importante evitá-los antes de dormir.
5 - Foque no momento presente.
Ao se deitar, foque no momento presente. Faça uma respiração profunda por pelo menos dez vezes e sinta o corpo em contato com o colchão e o lençol… Ao invés de ficar pensando no que terá que fazer no dia seguinte, perceba seu corpo deitado e o ambiente que o envolve nesse momento de relaxamento. Quem dorme melhor, estuda melhor!