5 atitudes em comum dos aprovados no vestibular de medicina

Ler o próprio nome na lista de aprovados no vestibular de medicina é o sonho de milhares de vestibulandos que, todos os anos, matriculam-se no cursinho pré-vestibular em busca de apoio para realizar esse objetivo. Mas… quais são as características em comum dos estudantes de sucesso que passam no vestibular de medicina?

_Saiba o segredo dos alunos Prime que foram aprovados em medicina na PUC-PR_

_Alunos contam experiência de serem aprovados na UEL_

Aqui no curso Prime, o primeiro de Londrina especializado em preparar estudantes para vestibulares de alto desempenho, é de conhecimento de todos que a aprovação em medicina requer autoconhecimento para desenvolver a disciplina e a resiliência necessárias. Com foco, organização, consciência e planejamento, é possível realizar o sonho da aprovação nas melhores universidades do Brasil.

Porém, passar em medicina também exige estratégia. Por isso, vamos te dar algumas dicas sobre as escolhas vitoriosas de nossos alunos que foram aprovados em vestibulares muito concorridos.

LEIA MAIS

Passar em medicina é um investimento a longo prazo

Atitudes esperadas dos aprovados em medicina

1 - Defina seus objetivos

O aluno que consegue ser aprovado em medicina tem objetivos bem definidos: ele escolhe as universidades de preferência e dedica-se a conhecer detalhes dos vestibulares dessas instituições. Com a meta estabelecida, o estudante de sucesso aprende a identificar seus pontos fortes, o que precisa melhorar e como organizar seus estudos para dar conta dos desafios. 

2 - Invista na base

Passar em medicina é um investimento a longo prazo. Não adianta, portanto, estudar conteúdos complexos quando ainda não aprendeu o básico. Se você tem dúvidas sobre regra de três ou ainda não aprendeu como calcular porcentagens, invista seu tempo na aprendizagem desses conteúdos mais simples antes de dar um novo passo em direção a conteúdos mais complexos. E isso vale para todas as disciplinas!

3 - Organize seus estudos

O estudante que obtém aprovação em medicina em geral estuda com regras e planejamento. No Prime, oferecemos uma exclusiva orientação de estudos para apoiar os estudantes no estabelecimento de metas e desenvolvimento das ferramentas necessárias para atingi-las. O objetivo é “ensinar a aprender” para que o estudante se torne autônomo no desenvolvimento das habilidades necessárias à aprovação.

Quem quer passar em medicina precisa ter ótimo desempenho em todas as disciplinas. A orientação de estudos do Prime ensina a criar um cronograma de estudos que inclui todas as matérias, considerando pontos fortes e os que precisam melhorar. Como o caminho é longo, esse cronograma precisa ser feito com antecedência e passar por novos planejamentos à medida que seus estudos avancem. 

4 - Faça simulados e resolva provas antigas

Os simulados e provas antigas dos vestibulares que você almeja são uma ferramenta importante da metodologia usada no curso Prime. Afinal, é por meio da resolução das provas que os alunos testam conhecimentos, identificam as próprias dificuldades e conseguem traçar uma estratégia de estudos que contemple essas lacunas. É preciso ter estratégia para avaliar seu desempenho nas provas. Saiba como fazer:

1 - Use os erros como pontos a serem revisados. Como não há aprovação sem planejamento, agende a revisão para 15 ou 30 dias depois do simulado. 

2 - Refaça a prova analisando porque acertou e também porque errou. Uma boa estratégia é dar um tempo de pelo menos uma semana antes de iniciar a correção. 

3 - Com as questões que errou em mãos, faça uma lista de perguntas sobre o conteúdo e, após um tempo, responda por escrito as que não soube responder ou aquelas em que sentiu dúvidas.

4 - Tenha um caderno de erros e sempre anote observações sobre os motivos que o levaram a cometê-los. Esse caderno é uma excelente forma de revisar conteúdos. 

5 - Exercite o autoconhecimento: observe se os erros foram causados por fator emocional e trabalhe em cima das suas falhas. 

5 - Cuide da ansiedade

É normal que o vestibulando sinta ansiedade, afinal, provas são julgamentos. Porém, quem passa em medicina é o estudante que não se deixa dominar pelo sentimento. Por isso, ao longo do ano, intercale sua rotina de estudos com atividades de lazer e exercícios físicos que ajudem a controlar a ansiedade. E lembre-se: ser aprovado em medicina é o sonho de muitos, mas a realização dele depende de planejamento e muita dedicação.

 

Bons estudos!